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terça-feira, 10 de março de 2015

TRADE COMPLIANCE: ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS

Recentemente tive a oportunidade de fazer o curso 'Trade Compliance: Aspectos Técnicos e Operacionais' na escola Aduaneiras, e pude me deparar com atividades e boas práticas de Trade Compliance, entendendo as principais etapas críticas dos processos de Exportação e Importação no contexto da operação no dia a dia das organizações, possibilitando a identificação de áreas de risco e oportunidade tanto para área de negócios quanto a área de TI. Tema bastante interessante que será bem difundido brevemente. Acompanhem e vejam abaixo como é interessante o conteúdo do curso:

01. Introdução ao Trade Compliance:
- histórico, conceitos do termo e seus similares
- pilares, objetivos e atividades
- zonas de oportunidades ou risco
- tipos de normas organizacionais e modelos de controle
- formatos de departamentos, estruturas, níveis hierárquicos nas organizações e tendências

02. Planejamento de Operações Internacionais: Mapeamento dos Pontos Críticos:
- estudos para operar em novos mercados
- alternativas de canais de recebimento ou distribuição
- noções sobre alternativas para a parte financeira (recebimento e pagamento)
- definição da condição de venda e compra (Incoterms ou outras)
- busca e avaliação de clientes e fornecedores estrangeiros
- levantamento do lead time nas exportações e importações
- formação do preço para exportações
- cálculo do custo final (landed cost) nas importações
- busca e avaliação de prestadores de serviços
- mão de obra necessária
- necessidade de acessos a sistemas governamentais
- necessidade de ERP e outros sistemas/ferramentas
- negociação junto a fornecedores, clientes e intervenientes
- celebração de contratos junto a fornecedores e clientes

03. Operação da cadeia extendida de Comércio Exterior: Pontos Críticos e Monitoramento
3.1. Início do processo de exportação:
- purchase order gerada pelo cliente estrangeiro
- cadastramento dos produtos
- sales order gerada para o cliente estrangeiro
- Bill of Material - BOM e cadastramento dos materiais
3.2. Início e conclusão do processo de importação:
- purchase order gerada para o fornecedor estrangeiro
- fatura proforma ou comercial e packing list geradas pelo fornecedor estrangeiro
- NCM, Naladi, NVE e descrição da mercadoria
- composição do valor aduaneiro a partir do Incoterm negociado
- alíquotas, cálculo e efeitos dos tributos e tarifas
- aplicabilidade de benefícios tributários
- Licenciamento de Importação (LI) e Declaração de Importação (DI)
- conferência aduaneira
- desembaraço aduaneiro e Comprovante de Importação (CI)
- nota fiscal de entrada e nota fiscal de entrada complementar
- fechamento e arquivamento do processo
- pagamento ao fornecedor estrangeiro
3.3. Conclusão do processo de exportação:
- fatura proforma ou comercial e packing list geradas para o cliente estrangeiro
- comprovação de regimes aduaneiros especiais
- aplicabilidade de acordos comerciais
- nota fiscal de saída e nota fiscal complementar
- Registro de Exportação (RE) e Declaração de Despacho de Exportação (DDE)
- conhecimento de embarque para o exterior
- averbação do embarque e Comprovante de Exportação (CE)
- recebimento do cliente estrangeiro

04. Automação aplicada ao Trade Compliance: Benefícios e Cuidados
- classificação e descrição de mercadorias: criação e manutenção de cadastro
- tributação nas operações de comércio exterior
- qualificação de origem para utilização de acordos comerciais
- qualificação de clientes, fornecedores, parceiros e profissionais (screening)
- operação e controle de exportações e importações
- utilização de regimes aduaneiros especiais
- processos e iniciativas globais

05. Boas práticas de Trade Compliance:
- acompanhamento e atendimento da legislação
- treinamentos internos e a fornecedores
- melhorias de processos (aplicação do conceito Lean e Six Sigma)
- comunicação com as áreas de negócio da organização
- terceirização de processos (Business Process Outsourcing - BPO)
- responsabilidades do prestador e tomador do serviço (Service Level Agreement - SLA)
- métricas para avaliação do nível de serviço dos prestadores
- medidores de desempenho (Key Performance Indicators - KPIs) internos

Carga horária: 8 horas
Instrutor(es): Felipe Campoi

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