Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2013

LISTA DE SOAP ACTION PARA NFE (GRC-PI)

Um dos passos obrigatórios nos projetos de NF-e, é configurar os canais de comunicação do SAP PI apontando para os webservices da SEFAZ correspondente.

Embora o site da Secretaria da Fazenda forneça a lista de URLs de todos os webservices disponíveis, uma das informações necessárias para concluir a configuração dos canais de comunicação, é informar o SoapAction correspondente a cada serviço.

A título de informação, SoapAction nada mais é do que uma função à ser executada, disponível dentro daquele dado webservice. Sendo assim, um mesmo webservice pode ter uma ou várias mensagens e funções dentro de si e isso significa que um mesmo webservice pode conter diversos SoapActions.

Informar o SoapAction no canal de comunicação, embora não seja uma informação obrigatória para o adapter do PI, é útil para indicar qual função está sendo solicitada no momento de consumir aquele webservice. Na configuração de NF-e, SoapAction é uma informação obrigatória!

Para obter o SoapAction de um webservice, basta inserir a URL em um navegador web, seguido de "?wsdl". Uma vez que o browser exibir a definição do serviço (WSDL), faça uma busca (Ctrl+F) por "soapaction".
Porém, no caso de NF-e, é necessário ter instalado no seu computador um certificado digital que lhe permita o acesso aos webservices de cada SEFAZ. Nem sempre temos acesso ao certificado digital para obter os SoapAction's correspondentes, e é pra isso que este post serve =)

Segue lista dos possíveis SoapActions, de acordo com seu serviço correspondente.

Uma vez que os sistemas do governo (SEFAZ) passam por contante alteração, é recomendado obter o SoapAction a partir dos passos que comentados acima, para garantir que a informação venha sempre de uma fonte atualizada.

Portal SEFAZ - URLs NFe (homologação)

Portal SEFAZ - URLs CTe (homologação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.