As análises preditivas estão estabelecendo novos parâmetros para
o comércio.
Ferramentas como o BigData permitem que as empresas tracem o perfil dos consumidores de maneira cada vez mais refinada e descubram suas preferências e como atrair sua atenção.“Estamos vivendo uma época de ouro da pesquisa comportamental. É incrível o quanto podemos descobrir sobre como as pessoas pensam agora”, explica Eric Siegel, consultor e presidente de Predictive AnalyticsWorld. O processo de “remessa antecipada de encomenda” foi recentemente patenteado pela Amazon. A tática consiste em enviar produtos para os centros de distribuição mais próximos dos consumidores com maior propensão de comprá-los antes mesmo de que façam o pedido.
Ferramentas como o BigData permitem que as empresas tracem o perfil dos consumidores de maneira cada vez mais refinada e descubram suas preferências e como atrair sua atenção.“Estamos vivendo uma época de ouro da pesquisa comportamental. É incrível o quanto podemos descobrir sobre como as pessoas pensam agora”, explica Eric Siegel, consultor e presidente de Predictive AnalyticsWorld. O processo de “remessa antecipada de encomenda” foi recentemente patenteado pela Amazon. A tática consiste em enviar produtos para os centros de distribuição mais próximos dos consumidores com maior propensão de comprá-los antes mesmo de que façam o pedido.
Várias empresas varejistas já realizam análises preditivas sobre
a demanda dos usuários para enviar ofertas que lhes sejam atraentes. Mas a
Amazon acredita que, com o volume de informações coletadas e as análises
realizadas, pode ir além e definir previsões certeiras sobre pedidos futuros de
clientes específicos. Todos os termos de pesquisa e navegação do usuário são
coletados e analisados em conjunto, permitindo conhecer seus hábitos de consumo
e até mesmo seus costumes pessoais. Usando o histórico de compras, dados dos
cliques, período de tempo na página do produto, e até mesmo a duração da
permanência do cursor em certo item e da leitura de comentários, é possível
identificar o nível de interesse em certos bens e prever o que irá adquirir
adiante.
De acordo com o Wall Street Journal,
a Amazon afirmou que os atrasos são um fator de resistência em comprar produtos
online. A técnica APS (anticipatory package shipping)
reduziria os prazos de entrega e deixaria os consumidores satisfeitos, com
probabilidade de recebimento do pedido no dia seguinte, no mesmo dia, ou até
mesmo dentro de algumas horas.
A estratégia de remessa antecipada admite uma margem de erro,
mas propõe soluções para amenizar os custos. Caso não efetuada a compra, se
poderá oferecer um grande desconto pelo item ou mesmo entregá-lo como presente,
fortalecendo a boa relação com os clientes.
Fonte:
Remessa antecipada: enviar o produto antes da compra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.