Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2016

STARA IMPLEMENTA IoT NO AGRONEGÓCIO

O exemplo da Stara, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do País, demonstra que a transformação digital está acontecendo em muitas empresas de diferentes segmentos de negócio. A organização apostou na Tecnologia da Informação e no conceito de internet das coisas para inovar o trabalho dos agricultores. O que antes era baseado no feeling do fazendeiro, hoje, os tratores da Stara trazem sensores e sistemas móveis conectados ao ERP que apoiam a tomada de decisão e otimizam todo o ecossistema do agronegócio. 

“Nos últimos dez anos, investimos R$ 300 milhões para modernizar não só nossos produtos, mas também processos produtivos e industriais”, conta Gilson Trennepohi, diretor presidente da Stara durante o SAP Fórum, que acontece essa semana em São Paulo. Segundo ele, 70% do portfólio de equipamentos agrícolas já contam com recursos de Internet das Coisas e a previsão é que esse percentual seja 100% nos próximos dois anos.


A empresa contou com o apoio do SAP Labs Latin America e da tecnologia HANA Cloud. Com isso, o agricultor pode monitorar online e em tempo real os processos de plantios, preparo, adubação e correção do solo, além de pulverização e colheita. Com dados de telemetria, os equipamentos permitem monitoramento das atividades previstas para cada parte da plantação e todas as informações passam por um computador acoplado ao trator que leva informações em tempo real para os gestores. 

“Nossa meta é facilitar a vida do nosso cliente no campo e agilizar a tomada de decisão. Depois que uma semente é plantada, não tem mais volta. Para termos uma boa colheita, precisamos plantar bem. E contar com a tecnologia para ter processos mais inteligentes é o melhor caminho para alavancar o setor de agronegócio, que hoje é responsável por 30% do PIB brasileiro”, completa Trennepohi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.