Às vezes, as pessoas usam os termos “Blockchain” e “Planilhas Distribuídas” de forma intercambiável. Este post tem como objetivo analisar as características de cada um.
TECNOLOGIA DISTRIBUÍDA DE LIVRO-RAZÃO
Um livro razão distribuído é um banco de dados distribuído por vários nós ou dispositivos de computação. Cada nó replica e salva uma cópia idêntica do razão. Cada nó participante da rede atualiza-se de forma independente.
O recurso inovador da tecnologia de contabilidade distribuída é que a planilha não é mantida por nenhuma autoridade central. Atualizações para o livro-razão são independentemente construídas e registradas por cada nó. Os nós então votam nessas atualizações para garantir que a maioria concorde com a conclusão alcançada. Esta votação e acordo em uma cópia do livro-razão é chamada de consenso e é realizada automaticamente por um algoritmo de consenso. Uma vez que o consenso tenha sido alcançado, o livro-razão distribuído se atualiza e a última versão acordada é salva em cada nó separadamente.
As tecnologias de contabilidade distribuída reduzem drasticamente o custo da confiança. Os arquitetos e estruturas de registros distribuídos podem nos ajudar a mitigar nossa dependência de bancos, governos, advogados, notários e funcionários responsáveis pela conformidade regulatória. A Corda do R3 é um exemplo de um livro-razão distribuído.
Registros distribuídos apresentam um novo paradigma de como as informações são coletadas e comunicadas e estão prontas para revolucionar o modo como indivíduos, empresas e governos realizam transações.
Tecnologia Blockchain
A blockchain é uma forma de tecnologia de contabilidade distribuída. Nem todos os livros-razões distribuídos utilizam uma cadeia de blocos para fornecer um consenso distribuído seguro e válido.
Uma blockchain é distribuída e gerenciada por redes par-a-par (p2p). Como é um livro-razão distribuído que pode existir sem uma autoridade centralizada ou servidor gerenciando-o, e sua qualidade de dados pode ser mantida pela replicação do banco de dados e pela confiança computacional.
No entanto, a estrutura da blockchain a torna distinta de outros tipos de livro-razão distribuídos. Os dados em uma blockchain são agrupados e organizados em blocos. Os blocos são então ligados entre si e protegidos usando criptografia.
Uma blockchain é uma lista crescente de registros. Sua estrutura somente de anexação permite que os dados sejam adicionados ao banco de dados: é impossível alterar ou excluir dados inseridos anteriormente nos blocos anteriores. A tecnologia Blockchain é, portanto, adequada para registrar eventos, gerenciar registros, processar transações, rastrear ativos e votar.
Criptomoedas, como o Bitcoin, foram pioneiras na tecnologia blockchain. O grande crescimento do bitcoin no final de 2017, e o frenesi de mídia que se seguiu, trouxeram as criptomoedas para o imaginário do público. Governos, empresas, economistas e entusiastas estão considerando maneiras de aplicar a tecnologia blockchain a outros usos.
Conclusão:
Cada blockchain é um livro-razão distribuído, mas nem todo livro-razão distribuído é uma blockchain. Cada um desses conceitos requer descentralização e consenso entre nós. No entanto, a blockchain organiza os dados em blocos e atualiza as entradas usando uma estrutura somente de anexação. Os registros distribuídos de forma ampla e as blockchains especificamente são avanços conceituais no gerenciamento de informações e pode-se esperar que eles encontrem aplicação em todos os setores econômicos. (Shaan Ray)
Fonte Complementar 1: Guia do Bitcoin
Fonte Complementar 2: http://telegram.me/guiadobitcoin
Fonte Complementar 3: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Fonte Complementar 4: https://twitter.com/guiadobitcoin
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.