A Secretaria da Fazenda atualizou ontem (30) os certificados digitais do sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A partir de agora, atendendo a especificação nacional da NF-e, o contribuinte precisa apresentar a cadeia completa de certificação para acessar o serviço. Quem estiver encontrando problemas no acesso ao sistema deve atualizar a cadeia certificadora. A atualização deve se iniciar com o download do link: cadeia de certificação Sefaz/Go. Na sequência, o contribuinte que utiliza o Windows deve seguir as orientações descritas abaixo:
1) Descompactar o arquivo AC_SEFAZGO, que contém 3 arquivos. É necessário que seja feita a instalação de cada um dos três arquivos.
2) Instalar cada um dos arquivos seguindo a ordem listada abaixo. Para executá-los basta que efetuar dois cliques em um arquivo de cada vez: AC_Raiz_V2.cer, AC_CertisignG6_V2.cer , AC_Certisign_MultiplaG5.cer.
3) Quando a janela "Certificado" aparecer, clique no botão "Instalar certificado" (localizado na parte inferior da janela);
4) Clique em "Avançar". Deixe marcada a opção "Selecionar automaticamente o armazenamento de certificados conforme o tipo de certificado";
5) Clique em "Avançar" mais uma vez e finalmente, clique em "Concluir";
Repita os passos anteriores para os demais certificados.
OUTROS SISTEMAS
Para
quem não utiliza o Windows, deve baixar os arquivos que contém as cadeias de
certificação, conforme o item 2 da instrução anterior e instalar a cadeia de
certificação em seu programa emissor. Outra opção para o contribuinte é
atualizar a cadeia de certificação ICP-Brasil pelo site www.iti.gov.br/icp-brasil,
em navegadores. Fonte: SEFAZ GO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.