Lendo a thread Entendimento e Instalação SAP-NFE , respondida pelo Henrique Pinto, me deparei com informações muito interessantes, principalmente em relação ao 'overview' dos passos de instalação que devem ser respeitados:
- licenciar o SW com a SAP (o NFE é licenciado à parte do ERP);
- dimensionar o HW necessário (pré-sizing): tipicamente serão necessário 2 servidores (um para NFE, um para PI) por landscape (DEV/QAS/PRD), mas podem ser virtualizados;
- Algumas empresas instalam PI & NFE na mesma instância, apesar de não ser recomendado pela SAP, por economia de HW/manutenção.
- instalar o NW AS ABAP (702 ou 731) em uma instância, e depois fazer deploy do Add-On SLL-NFE 900 (tx SAINT);
- instalar o NW PI (recomendado 731+) na outra instancia, e depois importar os SWCVs necessários (SAP_BASIS 731+, SAPBO SLL-NFE 10.0)
Depois disso, sai do escopo de instalação e passa a ser configuração, tanto no ERP quanto no NFE quanto no PI. O PI é o componente que realiza a troca de mensagens entre o NFE e o mundo externo (SEFAZ para aprovação/cancelamento/validação de NFes, clientes para envio automático do XML B2B, fornecedores para recebimento automático do XML B2B, etc.).
De qualquer maneira, já havendo o PI, entendo que ele já é usado para outras integrações que não de NFe, correto? É o que chamamos de "PI corporativo". Se sim, ao adicionar o NFE na mesma instância, você pode vir a gerar impactos (down times, gargalos, etc.) nessas outras interfaces devido ao cenário de NFe, e isso pode ser um problema para o negócio.
A recomendação da SAP é, portanto, ter adicionalmente ao ERP e ao PI, um stack AS ABAP simples (e.g. NW AS ABAP 702) para deployment do Add-On SLL-NFE 900.
Tecnicamente, se seu PI for 702, 703 ou 731, você poderia fazer a instalação do Add-On na mesma instância, bastando criar um client específico pro NFE rodar. Porém, não é o recomendado (apesar de ainda ser o feito pela maioria dos clientes, principalmente os menores/de menor volume). Como conclusão da thread Henrique menciona que 'nao é necessário 2 servidores adicionais, apenas um para o SAP NFE, que é um produto separado do ERP e do PI (o fluxo de mensagens é ERP > NFE > PI > SEFAZ). O PI 7.1 nao é compativel com o NFE, para instalar na mesma instancia. Nesse caso, vc teria que fazer upgrade pro 7.31 para poder usar o NFE na mesma instancia. Se o NFE estiver separado em instancia própria, daí nao tem problema, você pode usar o PI 7.1 para efetuar a comunicação com a SEFAZ.'
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.