Páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

BIG DATA: PROVAS DE CONCEITO DECOLAM

Investir em Big Data já faz parte da realidade da maioria das empresas. Em 73% das organizações, os investimentos em tecnologias de Big Data estão incluídos no planejamento dos próximos dois anos. Os números são de uma pesquisa global do Gartner, que aponta um crescimento em relação a 2013, quando 64% das empresas afirmaram ter projetos nessa área.

De acordo com o levantamento do Gartner, ao ampliar os investimentos em Big Data, as empresas buscam um aprimoramento das relações com clientes. A pesquisa também mostra que as organizações estão começando rever a opinião sobre o uso do Big Data. O número de organizações que afirmam não ter quaisquer planos de investimento caiu de 31% em 2013 para 24% em 2014. O estudo foi elaborado para verificar os planos de investimento das organizações na tecnologia, fases de adoção, problemas de negócios resolvido, dados, tecnologia e desafios. Além de comparar os resultados obtidos com os alcançados em anos anteriores. Participaram da pesquisa 302 integrantes do Gartner Research Circle em todo o mundo.

“O investimento Big data continua a ser liderado pela América do Norte, com 47% das organizações, acima dos 37,8% registrados em 2013″, diz Nick Heudecker, diretor de Pesquisas do Gartner. “Mas todas as outras regiões apresentaram aumentos em investimentos com relação a 2013.” O crescimento do investimento não motivou um aumento de projetos associados em organizações que afirmaram ter projetos em Big Data. Assim como em 2013, grande parte do trabalho de hoje se refere ao desenvolvimento de estratégia e à criação de pilotos e projetos experimentais.

“No ano passado, dissemos que 2013 seria um ano experimentação e implementação precoce de Big Data”, comenta Heudecker. “Em 2013, apenas 8% das organizações relataram ter grandes projetos implantados para a produção. Registramos um aumento em 2014, passando para 13%. Embora ainda seja relativamente pequeno, representa uma evolução considerável”, completa. Para Heudecker, a queda de 6% no número de empresas que ainda estão na fase de buscar informações sobre o Big Data e a expansão de 7%, em termos de projetos pilotos, comprovam que as organizações estão evoluindo na sua compreensão sobre o uso da tecnologia. Além de demonstrar uma vontade maior para explorar esse mercado.

O levantamento do Gartner aponta a previsão de grandes investimentos em todas as indústrias verticais, mas o segmento de comunicação e mídia continua a liderar. Nesse setor, 53% das organizações pesquisadas já têm algum tipo de investimento, e 33% planejam investir em Big Data. “Big Data pode ajudar a resolver uma ampla gama de problemas de negócios em vários setores. Pelo terceiro ano em nosso estudo, as principais metas são a melhoraria da experiência do cliente e da eficiência do processo,” afirma Lisa Kart, diretora de Pesquisas do Gartner. Para ela, as transformações mais impactantes no aprimoramento dos serviços prestados aos clientes, estão nos setores de transporte, saúde, seguros, mídia e comunicação, varejo e serviços bancários. “Há ainda um aumento do uso do Big Data para desenvolver produtos de informação. As organizações estão buscando otimizar resultados financeiros a partir do bom uso de seus dados. Isto é particularmente verificado entre os fornecedores de TI, governo e manufatura. “

Os desafios apresentados pela análise de uma variedade de fontes de dados podem explicar por que a maioria das organizações estuda como tratar suas informações em grandes projetos com Big Data. As organizações que analisam as operações passaram de 70%, em 2013, para 79% em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.