Com as novas aplicações da legislação, as empresas devem estar atentas ao enquadramento jurídico que rege as atividades do ramo da empresa, identificando toda a regulamentação geral ou específica da atuação no mercado que a empresa estabelece. O conhecimento da legislação do país é de suma importância para a empresa que procura sempre estar em dia com as entidades regulamentadoras do fisco brasileiro, pois as empresas estão sujeitas a respeitar uma série de formalidades previstas na lei nacional e comunitária, o que faz com que a empresa busque o conhecimento dos tributos específicos na sua área de atuação. Perante a legislação os principais tributos recolhidos das empresas se enquadram em 3 âmbitos, sendo eles: âmbito federal, estadual e municipal. Vejamos agora um pouco mais sobre estes 3 pilares da legislação de tributos direcionados para as empresas.
No âmbito federal se enquadram os tributos:
– Imposto de renda das pessoas jurídicas (IRPJ);
– Contribuição social sobre o lucro(CSLL);
– Programa de integração social (PIS/Pasep);
– Contribuição par o financiamento da seguridade social (COFINS);
– Previdência social (INSS);
– Impostos sobres os produtos industrializados (IPI).
No âmbito estadual:
– Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS).
No âmbito municipal:
– Impostos sore serviços de qualquer natureza (ISS);
As empresas enquadradas no SIMPLES federal, também estão sujeitas a todos os tributos citados acima, porém consolidados em uma única guia, como se fosse uma “cesta” de tributos, compreendo os seguintes: (IPPJ PIS/Pasep, CSL, COFINS, INSS).
Nos novos tempos da economia moderna exige-se que as empresas procurem cada vez mais no reforço das tecnologias e sistemas disponíveis para auxiliar no entendimento e adaptação da legislação. Com isso, as empresas deverão montar estratégias e práticas de gestão que busquem inovações com foco na qualidade de produtos e serviços. Podemos citar no mercado atual de tecnologia um software chamado SAP, o qual desenvolveu o sistema ERP. O uso correto dos programas facilitará o entendimento da legislação. Vejamos agora como estes softwares permitem os benefícios referentes a questão de tributação.
Mantendo em um repositório único com as informações organizadas, o programa SAP disponibiliza para sua empresa a simplicidade de análises de dados dos setores, sem perder na qualidade dos serviços disponibilizados por sua empresa. O sistema SAP também trará para sua empresa maior agilidade e maior possibilidade de adicionar novas aplicações no seu mercado de atuação. Com o processo de grandes volumes de dados em alta velocidade, o programa SAP ajuda a sua empresa a entender as exigências quando o assunto é sistema tributário. O Brasil possui atualmente mais de 80 tributos que se referem às empresas, com a implantação do sistema SAP em sua empresa, você criará a possibilidade de desenvolvimento de aplicativos inovadores com melhor tecnologia existente, gerando assim mais segurança para sua empresa perante a legislação e as questões tributárias.
Fonte: Como se preparar para os desafios da Legislação
Fonte: Como se preparar para os desafios da Legislação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.