Ao marcar os 20 anos da criação da Organização Mundial do Comércio (OMC), o seu diretor-geral Roberto Azevêdo mandou um alerta: a entidade terá de mudar, produzir mais resultados e de forma mais rápida.
Criada em 1º de janeiro de 1995, a OMC (ou World Trade Organization, em Inglês) era a esperança da comunidade internacional por um mundo multilateral e que pudesse, por meio de negociações, corrigir as distorções no comércio mundial. Mas a Rodada Doha, lançada em 2001, jamais foi completada e hoje a entidade está numa encruzilhada, diante de sua pior crise.
De uma forma direta e sem meias-palavras, Azevêdo reconheceu que, para os próximos anos, a OMC terá de mudar. "No futuro, sabemos que teremos de produzir mais e de forma mais rápida", disse. Ou seja, uma rodada comercial não poderá levar outros 13 anos para ser completada. "Além disso, sabemos que nossos membros mais pobres ainda não estão adequadamente integrados ao sistema comercial e, portanto, precisamos avançar para ajudá-los a tirar os benefícios que o sistema oferece", segundo noticiou o jornal O Estado de S.Paulo.
Fonte: O Estado de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.