Segurança, projeções de custo de longo prazo, estabilidade do fornecedor e experiência da equipe devem ser considerados antes de fechar o contrato
Os serviços de cloud computing são cada vez mais adotados, mas será que as lideranças estão confiantes sobre os benefícios? A pesquisa com líderes de TI “IDG Enterprises” descobriu que apesar de haver planos de aumentar os investimentos tecnologia, uma parte crescente está cautelosa com o tema.
Por isso, é importante considerar quatro aspectos durante as negociações:
Segurança
A pesquisa da IDG mostrou que a segurança é uma prioridade para as empresas e está cada vez mais em pauta. Quando a companhia está pesquisando potenciais fornecedores, questione não somente sobre a segurança de dados e a conformidade com os regulamentos na sua indústria, mas também sobre a continuidade dos negócios, redundância e questões jurídicas que se aplicam, se existirem violações.
Projeções de custo de longo prazo
Serviços em nuvem, especialmente para o armazenamento de dados empresariais, normalmente apresentam custos mais baixos a curto prazo. Isso faz parte do apelo comercial por essas soluções. Mas no longo prazo podem ser mais difíceis de visualizar, e o espectro crescente após os primeiros anos pode, até mesmo, desencorajar a maioria dos executivos favoráveis a soluções em cloud.
Olhe para o futuro, tendo em conta as estimativas de aumentos de preços e do crescimento da necessidade de serviços da empresa. Prepare estimativas de custos para eventuais mudanças para um novo fornecedor, no caso de algo dar errado com o provedor atual. Seja realista e transparente sobre os possíveis custos para que a diretoria não sinta que precisa se comprometer com algo completamente desconhecido.
Estabilidade do fornecedor
O ambiente de computação em nuvem ainda é novo, por isso, é fácil ver por que alguns líderes não estão dispostos a confiar na estabilidade de longo prazo das empresas que oferecem SaaS, PaaS e IaaS. Ajude a tranquilizar a liderança sênior, incluindo estimativas dos custos para se deslocar para um novo fornecedor, se for necessário. Também garanta que a proposta esteja centrada em um fornecedor de nuvem sólido e com uma história de serviço de alta qualidade, seja por meio de sua própria longevidade, seja pela reputação de sua liderança e das empresas anteriores nas quais atuaram.
Experiência da equipe
Os profissionais de TI que responderam ao Relatório “RightScale’s 2016 State of the Cloud Report” disseram que suas principais preocupações eram recursos e experiência. Estabeleça parceria com empresas de soluções em nuvem que tenham planos para a formação continuada de pessoal para responder aos novos desenvolvimentos e tecnologias de cloud computing. Isso é de suma importância para as companhias que estão planejando ter uma infraestrutura híbrida ou uma combinação de serviços em nuvem.
A equipe de TI não só precisa ter certeza que seus serviços em nuvem estão oferecendo o melhor serviço de baixo custo, mas também têm de garantir que estão operando bem em conjunto e atendem as necessidades dos funcionários e da gestão. Incluir esses potenciais pontos problemáticos em sua discussão pode aumentar o sucesso da proposta, bem como da própria solução de nuvem. Abordar essas preocupações fundamentais da liderança sênior preparará a equipe para implementar e apoiar a nuvem, e estabelecer as bases para uma migração bem-sucedida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.