ROI do inglês return on investment (retorno sobre investimento) é uma medida amplamente utilizada para comparar a
eficácia dos investimentos em sistemas de TI. Essa métrica de avaliação é comumente utilizada para justificar projetos de TI, mas pode medir retornos de projetos em qualquer fase e ser utilizado para avaliar o desempenho da equipe do projeto e outros fatores relevantes.
Fórmula do ROI
É possível calcular o ROI ao se dividir o retorno líquido de um investimento (receita) pelo custo do investimento, expressando isso como uma porcentagem. A fórmula ROI é:
ROI % = (Receita – custo de investimento) / custo de investimento x 100
Ao compararmos o ROI de diferentes projetos/propostas temos uma indicação de quais projetos devem ser focados. Quanto maior o ROI mais provável a chance de o projeto dar retorno financeiro. Por exemplo, um ROI de 200% ao longo de 4 anos indica um retorno do dobro do investimento do projeto ao longo de um período de 4 anos. Ou seja, o ROI revela a executivos de empresas, acionistas e outras partes interessadas se um investimento em determinado projeto é benéfico para o negócio.
Financeiramente, faz sentido escolher sempre os projetos com o maior ROI. E se um projeto tem um ROI negativo, é questionável se ele deve ser autorizado a prosseguir.
Mas como é possível fazer esse tipo de cálculo?
Para calcular o ROI é necessário atribuir números para os custos e a receita. Muitos de seus números serão suposições e aproximações. Apenas tome nota de suas suposições à medida que avança, e considere a execução em cenários distintos. Por exemplo, se a sua estimativa do tempo economizado pela equipe com a nova tecnologia está acima ou abaixo de 20%, como isso afeta a equação?
Além dos cenários alternativos você deve criar uma linha do tempo de não mais que três anos para itens com um custo contínuo, como assinaturas de software ou manutenção de equipamentos. Não pode contar com esses gastos para sempre, pois podem sumir ou aumentar incrivelmente em poucos anos.
O que são custos?
Alguns exemplos de custos são dinheiro, tempo da equipe e custo de oportunidade. Custo de oportunidade significa a oportunidade perdida para fazer outra coisa que poderia ter salvo ou ganho dinheiro. Além do investimento já realizado pelos líderes que vieram antes de você, pense sobre o custo de não fazer nada. Como estamos falando de tecnologia, devemos também avaliar o tempo que a equipe vai levar para estabilizar a produtividade, a chamada curva de aprendizado e não se pode esquecer os custos de treinamento e suporte, e a eliminação ou reciclagem da tecnologia utilizada.
E o que é receita?
Receita vai além do resultado dos gastos menos o investimento. Para entende-la você deve pensar, por exemplo, quais são os benefícios de um investimento em tecnologia? Você pode pensar imediatamente em maneiras que você economiza dinheiro ou aumenta a produtividade da equipe. Mas a tecnologia também pode levar a um aumento de receita, um alcance mais amplo de seus serviços, e outros benefícios.
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