Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

MITOS E VERDADES SOBRE CLOUD COMPUTING

O cloud está cada vez mais inserido no dia a dia das pessoas. Mesmo sem saber, todos já estão na nuvem, seja com as redes sociais ou com os e-mails, por exemplo. O mundo corporativo também está atento a esta tendência e, em um futuro próximo, as empresas migrarão todos os seus sistemas para o cloud computing. No setor de varejo, em especial, a nuvem traz muitos benefícios, como a otimização, economia e flexibilidade da operação, adaptando os servidores conforme a necessidade, sem a preocupação com compras de hardwares ou espaço no servidor interno.

O cloud proporciona elasticidade ao negócio, que é fundamental para o varejo, já que permite aumentar ou diminuir a capacidade do sistema de acordo com as datas que mais vendem ou com a demanda. No entanto, ainda é preciso desmistificar alguns mitos sobre a ferramenta.

Veja abaixo alguns dos mitos mais comuns sobre cloud:

1) Meus dados não estão seguros

Mito. Assim como os demais sistemas de TI é preciso ter cuidado com as informações armazenadas. Apesar dos dados ficarem disponíveis na internet, as empresas estão investindo cada vez mais em criptografia e modernos sistemas de proteção. É possível ter sistemas de segurança em várias camadas, desde firewalls que garantem segurança de perímetro, passando por criptografia dos dados armazenados, chegando até a política de logins e senhas, para garantir que os clientes tenham características que dificultem o acesso por pessoas não autorizadas.

2) É um modelo caro

Mito. Com o cloud computing, não são mais necessárias as instalações de programas nem as licenças de softwares para cada máquina ou hardwares para armazenamento ou banco de dados. Os conteúdos ficam disponíveis na nuvem, e a preocupação com a atualização dos sistemas em cada máquina e a manutenção de datas centers fica por conta da empresa fornecedora da tecnologia. Desta forma, em médio prazo o cloud justifica o investimento inicial, sendo a economia um dos pontos fortes da adoção da ferramenta.

3) Nuvens públicas não são seguras

Mito. As nuvens públicas são aquelas administradas por um provedor e divididas com outras empresas. Naturalmente, para escolher esse modelo de trabalho é preciso muita atenção ao fornecedor contratado. Se confiável, certamente ele está preparado para vulnerabilidades, pois os provedores de cloud estão sempre em busca das melhores práticas do mercado. Para se manterem competitivos, investem muito em segurança da informação.

4) Não é mais necessário se preocupar com o Data Center

Verdade. Toda a preocupação com a manutenção, espaço, segurança, entre outros pontos que envolvem um Data Center, ficam por conta da empresa contratada. Com a tecnologia da nuvem, o varejista pode se concentrar nas estratégias de venda e como rentabilizar seu negócio.

5) Usar cloud é uma opção vantajosa

Verdade. O cloud apresenta vantagens muito relevantes para o mundo atual. Além da economia com infraestrutura física, equipe de TI interna, softwares, eliminação de recursos ociosos, o cloud permite mobilidade e elasticidade. Ou seja, é possível acessar seus sistemas e arquivos em qualquer computador, de qualquer lugar, otimizando recursos. Já a elasticidade é excelente para empresas de varejo, por exemplo, que tem demanda variável, já que o sistema permite aumentar ou diminuir a quantidade de recursos utilizados para cada época do ano ou sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.