Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

SAP HANA CLOUD PLATFORM: A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL FICOU FÁCIL

Transformação digital significa repensar a maneira como a sua empresa interage com o ambiente de negócio – um enorme desafio, mesmo para os departamentos de TI.

As atualizações de software, ampliações e novos aprimoramentos precisam ser implementados com mais rapidez do que nunca, se integrando perfeitamente com os processos e sistemas existentes. Nós conversamos com Dirk Basenach, vice-presidente de SAP HANA Cloud Platform e segurança de plataforma da SAP, para descobrir como a abordagem da plataforma da SAP pode ajudar.

P: Como a transformação digital está modificando as tarefas atribuídas aos departamentos de TI das empresas?
R: As empresas precisam aprimorar seus produtos e serviços “digitalmente”, se quiserem se manter competitivas. Isso significa desenvolver novas experiências para os clientes que são voltadas aos dados, modelos de negócio e pontos de venda exclusivos – em todos os departamentos, desde a produção e logística até o marketing e serviços. As mudanças relacionadas precisam estar integradas com os sistemas existentes de forma eficiente e consistente com uma estratégia corporativa e de TI sustentável.

É nesse momento que o SAP HANA Cloud Platform entra em ação. O formato “plataforma como um serviço” (PaaS) permite que os clientes integrem sem esforço as estruturas locais, as infraestruturas em nuvem, as redes e as análises de negócio – dando aos desenvolvedores e usuários a flexibilidade necessária para criar e implementar novos aplicativos e funções com rapidez e facilidade.

Como isso funciona exatamente?
O SAP HANA Cloud Platform é baseado no banco de dados SAP HANA in-memory e padrões abertos – condições ideais, em outras palavras, para superar os desafios complexos e diversos da economia digital com uma infraestrutura de TI e arquitetura de aplicação que é, na medida do possível, simples, segura e padronizada. O mesmo ocorre nos sistemas front-end e back-end.

A abordagem da plataforma garante que as ampliações e novos aprimoramentos no SAP HANA Cloud Platform estejam harmonizados com as aplicações existentes e futuras da SAP, tanto quanto possível. Além disso, ela permite que os nossos clientes tirem proveito dos vários benefícios da tecnologia SAP HANA – a capacidade de processar enormes volumes de dados em tempo real, análise preditiva ou mineração de texto.

O PaaS está disponível nos centros de dados da SAP ao redor do mundo, o que significa que os clientes podem escolher onde desejam hospedar suas soluções. Resumindo, o SAP HANA Cloud Platform torna possível que os nossos clientes implementem soluções individuais que atendam a seus requisitos específicos de uma maneira eficiente e produtiva.

Quais são as principais tarefas “operacionais” do SAP HANA Cloud Platform?
O SAP HANA Cloud Platform serve como uma plataforma central para o desenvolvimento, aprimoramento e integração das soluções da SAP com terceiros na nuvem – instantaneamente agregando o triplo do valor.

Como plataforma de desenvolvimento, o SAP HANA Cloud Platform se baseia em padrões abertos e suporta linguagens de programação usuais, como Java e JavaScript, bem como vários protocolos de conexão, como https e WebSocket. Além de suportar arquiteturas modernas baseadas em microsserviços, ele agrega uma seleção crescente de serviços empresariais pré-configurados da SAP e de parceiros da SAP. Atualmente, a plataforma inclui cerca de 40 microsserviços, com aplicações reais como cálculo de imposto e manutenção de perfil do cliente. E a SAP constantemente implementa novas funcionalidades, o que permite aos desenvolvedores utilizarem novos e sofisticados processos, aplicações ou modelos de negócio de forma rápida.

Em segundo lugar, o SAP HANA Cloud Platform fornece uma variedade completa de opções e tecnologias para aprimorar processos padrão e aplicações existentes da SAP. Não importa se você está lidando com requisitos específicos ou tarefas genéricas em sua transformação digital ou se os processos correspondentes estão mapeados na nuvem ou no local – o acesso predefinido às interfaces apropriadas garantem a segurança da comunicação.

Em terceiro lugar, os clientes que usam soluções da SAP e de terceiros precisam integrar esses sistemas para que eles operem no mesmo banco de dados e sigam os mesmos processos. O SAP HANA Cloud Platform fornece a infraestrutura necessária para isso, completa, com os serviços pré-configurados e conteúdo para a integração dos dados e processos – independente se o cliente quer utilizar a sua solução na nuvem, no local ou em um modelo híbrido.

Do seu ponto de vista, quando faz mais sentido utilizar a plataforma?
Por exemplo, sempre que você precisa implementar aplicativos e terminais móveis, desenvolver interfaces modernas de usuário ou estabelecer uma interação omnicanal entre clientes, parceiros e fornecedores. Além disso, os serviços especiais da Internet das coisas capacita os nossos clientes a se conectarem e gerenciarem suas máquinas e dispositivos de forma rápida e conveniente – incluindo a inserção e a remoção automáticas de dispositivos. O “gerenciamento de serviço remoto” e a “manutenção preventiva” são dois outros exemplos dos benefícios dessa plataforma. Os serviços de Big Data podem ajudá-lo a processar enormes volumes de dados diretamente da Internet das coisas, em tempo real, e acionar processos de negócio de downstream. Resumindo, o SAP HANA Cloud Platform oferece para as empresas uma infraestrutura abrangente para implementar os cenários da Internet das coisas.

E a plataforma está se tornando popular entre os clientes da SAP?
Sim, com certeza! Deixe-me dar um exemplo: a empresa alimentícia Danone é um dos nossos clientes mais antigos. Graças ao SAP HANA Cloud Platform, foi possível criar aplicações Web intuitivas para o gerenciamento do relacionamento com o cliente de forma rápida e contornar os ciclos de release da instalação no local. Sem um investimento de maior volume, a Danone conseguiu melhorar a comunicação com o cliente por meio de um call center na África do Sul e, ao mesmo tempo, a experiência do cliente em uma loja virtual na Alemanha. E fez de forma rápida e barata, concluindo todo o projeto abaixo do orçamento e antes do programado.

Por fim, nossos clientes também podem se beneficiar de nossa extensa rede de parceiros, uma vez que os parceiros da SAP também podem utilizar a plataforma para desenvolver e oferecer novas soluções para os seus próprios clientes e da SAP. Atualmente, mais de 370 parceiros fazem parte do programa, e já implementaram mais de 150 aplicações intuitivas usando o SAP HANA Cloud Platform.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.