Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O QUE SIGNIFICA OLTP E OLAP NA PRÁTICA?

As siglas OLTP e OLAP são bastante utilizadas no universo do Business Intelligence (BI). Porém, ambas possuem conceitos divergentes e são aplicadas em contextos diferentes. Neste artigo entenderemos melhor cada uma. 

O OLTP, do inglês "On-line Transaction Processing", é o termo usado para se referir aos sistemas transacionais, ou seja, os sistemas operacionais das organizações. São utilizados no processamento dos dados de rotina que são gerados diariamente através dos sistemas informacionais da empresa e dão suporte às funções de execução do negócio organizacional. 

Já o OLAP, do inglês "On-line Analytical Processing", trata da capacidade de analisar grandes volumes de informações nas mais diversas perspectivas dentro de um Data Warehouse (DW). O OLAP também faz referência às ferramentas analíticas utilizadas no BI para a visualização das informações gerenciais e dá suporte para as funções de análises do negócio organizacional.

Os sistemas OLTP e OLAP se diferenciam em diversos outros aspectos. Vejamos: 

Em resumo podemos dizer que a grande diferença está no fato de que um está direcionado ao funcionamento dentro do ambiente operacional (OLTP) e o outro com foco essencialmente gerencial (OLAP). 

Com as diferenças mostradas, percebemos que não se trata de um conceito ser melhor que o outro, mas sim de conceitos complementares e com objetivos distintos dentro da organização. Cabe à empresa se posicionar e utilizar ambos da melhor forma possível para conciliar desempenho operacional e o resultado estratégico da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.