Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2018

SAP ANUNCIA NOVA SOLUÇÃO DE INTELIGÊNCIA FISCAL NA NUVEM

Em um país com 26 estados, mais de 5 municípios e uma imensa complexidade fiscal, calcular corretamente a alíquota de impostos de um produto é uma vantagem competitiva única, seja no aumento de lucratividade, melhoria de precificação e ainda na prevenção de riscos fiscais. Um exemplo dessa complexidade está no setor de e-commerce, que comercializa seus produtos para todo o Brasil e sofre a diversidade da tributação de cada local que vende, alterando o valor do seu produto ou da sua margem dependendo para qual estado foi feita a venda.
Por este motivo, a SAP em parceria com a Taxweb, anunciam uma aliança tecnológica que vai mudar a forma como as empresas classificam e calculam os tributos de seus produtos. Ela já está disponível com a nova versão do ERP S/4HANA Cloud, que terá o sistema de inteligência fiscal e tributário da Taxweb integrado. A integração foi realizada em conjunto com a equipe de localização de produtos da SAP Brasil (SAP Globalization Services), e com apoio técnico do SAP Co-Innovation Lab Brasil (COIL).
As vantagens se estendem a qualquer segmento de negócios, entretanto, analisando o varejo, por exemplo, que possuí um alto volume de produtos comercializados e com isso maior  complexidade e risco fiscal, os benefícios serão nítidos e existirá reflexo na ponta final. Com a aplicação correta e automatizada das alíquotas dos impostos, as empresas diminuirão as perdas causadas pela aplicação errada de impostos e poderão praticar preços mais competitivos no mercado consumidor.
"Existe uma relação de custo e risco quando falamos da área fiscal de uma empresa, principalmente em relação a classificação correta de impostos de mercadorias. Quanto mais for automatizado o processo, menor o risco e o custo, pois ele acontece sem nenhuma intervenção e sem espaço para erros. Com a adoção do S/4HANA Cloud integrado à solução de inteligência fiscal da Taxweb naturalmente todos os processos passam a ser mais eficientes diminuindo inclusive os custos operacionais, já que tudo será automatizado. As empresas começam a pagar impostos corretamente, nem a mais e nem a menos, as margens são preservadas e toda a cadeia é beneficiada" – explica o CTO da Taxweb, André Barros. "Uma empresa que não automatiza sua inteligência fiscal possui eficiência tributária baixa e fatalmente repassa o ônus da ineficiência da operação para o consumidor final. Nosso objetivo é aumentar a eficiência tributária através da automatização da inteligência fiscal e dar as empresas a possibilidade de serem mais competitivas e estarem em conformidade com o Fisco" – complementa o executivo.
A inteligência fiscal da Taxweb é pautada pelo produto Taxrules, uma tecnologia que é 100% SaaS, colaborativa, e moderna, que possui um potente motor de cálculo aliado a um conteúdo fiscal atualizado em tempo real. O Taxrules garante um processo contínuo de monitoramento dos impostos de 27 diários oficiais (26 estados + DF) e alimenta automaticamente as bases de cálculo da solução, conseguindo dizer qual é a alíquota correta a ser praticada em um produto específico. Além de apurar os tributos atuais de uma empresa, ainda pode auditar o passado e fazer uma previsão estratégica do futuro, ou seja, a empresa pode definir por exemplo qual é o melhor estado para efetuar uma compra ou até mesmo decidir qual a localização mais estratégica para um Centro de Distribuição.
"Na Taxweb enxergamos uma solução de compliance fiscal robusta, com conteúdo amplo e tecnologia "em nuvem". Nossos clientes não precisam passar 6 meses implementando um sistema e nem precisam se preocupar com atualizações constantes, com isso todos os custos diminuem. Isso fez com que a Taxweb conseguisse se integrar ao S/4HANA Cloud resultando em uma oferta completa e segura ao mercado", explica o vice-presidente de Produto da SAP Brasil, Knut Barthel. O executivo ainda complementa que um fator importante no processo foi o amplo conhecimento sobre o assunto e o pronto atendimento da Taxweb em relação a este projeto – "durante todos os questionamentos da SAP sobre as funcionalidades da solução da Taxweb e sobre a legislação fiscal, as respostas surgiram de uma forma muito natural, o que evidenciou que a empresa tinha propriedade neste assunto tão complexo e importante. Isso era o que a SAP esperava de um parceiro de peso", finaliza Barthel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.