Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2018

SAP LANÇA PLATAFORMA DE BLOCKCHAIN PARA IMPULSIONAR NEGÓCIOS INTELIGENTES

Com a plataforma, clientes podem construir seu próprio app baseado em blockchain de acordo com suas necessidades específicas.


Bill McDermott, CEO global da SAP, disse na última terça-feira (5/6) que a companhia alemã não precisou de uma tecnologia como blockchain para criar uma rede confiável para transações no mundo dos negócios. Desde os anos 70, com as primeiras soluções de gestão empresarial R/1 e R/2, a empresa já utilizava o conceito semelhante. E foi evoluindo com as evoluções R/3, ERP e Hana.

Mas a afirmação não quer dizer que a companhia não é mais uma adepta à tecnologia de blockchain, um dos hypes do mundo da tecnologia. Pelo contrário.

O segundo dia de Sapphire Now, conferência anual da SAP realizada nesta semana em Orlando, nos EUA, marcou o anúncio do SAP Cloud Platform Blockchain, plataforma de blockchain como serviço, que permite que empresas criem soluções com base na tecnologia. O serviço utiliza tanto o Hyperledger Fabric (mesmo usado pela IBM) quanto MultiChain, duas das tecnologias mais avançadas no setor.

O anúncio é mais um passo da SAP rumo à sua estratégia de prover ferramentas para criar negócios inteligentes. Com a plataforma, clientes podem construir seu próprio aplicativo baseado em blockchain corporativo de acordo com suas necessidades específicas, instanciar uma rede blockchain corporativa, bem como estabelecer as bases para participar de instalações de blockchain.

Ainda, marca a entrada de vez no mercado de blockchain faz parte da estratégia de diversificação de negócios - assim como o lançamento de uma nova ferramenta de CRM, o C/4 Hana. Se o CRM chega para bater de frente com a Salesforce, o blockchain como serviço promete competir com empresas como IBM, Microsoft e Oracle.

NUVEM HANA
Dentro da estratégia de criar uma infraestrutura de integração para ferramentas empresariais, a companhia está posicionando a plataforma de cloud Hana para ser o grande agregador das soluções.

A ferramenta de blockchain roda no Hana e faz parte do SAP HANA Data Management Suite, que oferece gerenciamento de dados com uma visão unificada de todos os dados corporativos transacionais - não importando se residem em sistemas principais ou no blockchain. Além disso, o serviço permite que os clientes executem análises poderosas nos dados do blockchain para tomar decisões rápidas e bem preparadas.

O serviço também permite a criação de aplicativos para arquiteturas descentralizadas, como o blockchain, construído sobre a principal tecnologia de banco de dados SAP HANA, sem a necessidade de lidar com as complexidades subjacentes de vários sistemas e redes baseados em blockchain.

CO-INOVAÇÃO
A SAP tem trabalhado com 65 empresas de vários setores para casos de uso de blockchain. As iniciativas de co-inovação resultaram na criação de algumas opções de uso, como:

GESTÃO DE TRANSPORTE
Vendedores, compradores, bancos e autoridades compartilham, revisam e assinam documentos eletronicamente, rastreiam os status dos processos e entregam a propriedade da conta eletrônica de embarque. Um processo seguro de liberação de contêineres também está sendo avaliado para reduzir fraudes e roubos.

RASTREAMENTO E RELATÓRIO UNIFICADO DE PONTA A PONTA DE OBJETOS E PROCESSOS DE NEGÓCIOS NAS REDES DA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
A tecnologia blockchain torna as informações de rastreamento imutáveis ​​e invioláveis ​​para autenticidade e proveniência do produto. Além disso, as informações armazenadas no blockchain podem ser rastreadas até o autor/cliente/entidade de negócios, criando a base para processos de pagamento e liquidação totalmente automatizados.

RASTREAMENTO AVANÇADO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS:
Foco é permitir que os membros da cadeia de suprimentos farmacêutica cumpram as regulamentações globais antifraude de medicamentos

PREVENÇÃO CONTRA FRAUDES:
Combater fraudes criando uma fonte de verdade simples, auditável e compartilhada para verificar as informações da conta do fornecedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.