Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

POR QUE EU (CONSULTOR SAP) DEVERIA SABER O QUE É DESIGN THINKING?

Por: 

Este é um texto repleto de questionamentos e algumas respostas, porém vou tratar o assunto do título de maneira superficial, pois a intenção desta postagem é fomentar a vontade de desenvolvimento pessoal e não entregar respostas para temas que podem se aprofundar em páginas e mais páginas de bibliografias reconhecidas mundialmente como a publicação “Design Thinking de Tim Brown”, ou horas de vídeos em TED Talks, Youtube e até mesmo no Netflix onde o assunto é tratado.
Antes de responder ao questionamento do título, primeiramente, deixe-me apresentar, meu nome é Yuri Suchodko de Lima, formado em propaganda e marketing, já trabalhei com qualidade ISO9001, já tive agência de publicidade e trabalhei em empresas de diversos segmentos antes de me tornar consultor certificado em SD (desde 2012), além da academia SD, Concluí treinamentos em ABAP, LES e Logistics S/4HANA.
Este último me motivou a criar este texto, esta é minha primeira publicação neste fórum.
A ideia não é falar sobre quem sou, até mesmo porque meu cv está no Linkedin, grande parte dos meus amigos estão no Facebook e publicações mais recentes das minhas corridas de triathlon e outras bobagens que faço em meu instagram.
Vamos falar um pouco sobre design Thinking e porque isto é importante para nós consultores SAP.
O Mundo está diferente, metodologias ágeis são a “onda” do momento e estão dominando o mercado de projetos não somente em tecnologia, e a SAP, empresa detentora do maior e melhor ERP do mercado não poderia ficar de fora.
Quem está no mercado SAP como consultor, já deve saber que a SAP suportará o ERP até 2025. Não há previsões de atualização a curto prazo, o Foco da companhia está em S/4HANA.
E o que o design Thinking tem a ver com isso?
Design Thinking não é somente colar post its coloridos em paredes, é uma das metodologias ágeis que é totalmente aderente ao modelo de implantar o S/4HANA com FIORI.
É um método sem regras muito rígidas, baseado no processo criativo utilizado por designers, traduzindo ao pé da letra, de maneira sucinta e superficial, é a estrutura utilizada no “pensando em um desenho”
Em resumo, a metodologia Design Thinking atua no seguinte ciclo:
Emphatize > Define > Ideate > Prototype  > Test
Traduzindo e resumindo:
Empatia: Basicamente é o entendimento do público que você irá atender, levantamento de informações sobre as atividades que os usuários realizam em seu cotidiano.
Definição: Trata-se de definir os processos adequados, o entendimento dos problemas e dificuldades encontradas na fase anterior
Idealização: Aqui entram os post its, são realizados os brainstorms(chuva de palpites), evitando julgamentos e sem cortes das opiniões alheias para encontrar as soluções para os problemas encontrados nas fases anteriores.
Protótipo: Aqui a solução começa a tomar forma, protótipo pode ser  um documento, um modelo e você passa a conhecer e utilizar o Build, uma ferramenta maravilhosa onde é possível criar protótipos e demostrar ao usuário antes da entrega da solução.
Teste: Sim, teste. Este ciclo está concluído, vamos ver se o que foi desenhado funciona na prática, se estiver tudo OK, suba para produção e comece um novo ciclo.
Simples assim e muito mais rápido do que estamos acostumados, estou falando em ciclos rápidos, com duração de semanas a poucos meses.
Isto é tudo lindo e funciona desde que haja entendimento que ao comprar a solução não está adquirindo somente um sistema, sim as melhores práticas e processos adequadas um sistema. Existirão melhorias e adequação a particularidades de processos, mas a ideia é agilizar as entregas, pois clientes não querem e não podem mais esperar meses, anos para começar a visualizar as soluções adquiridas e que as vezes não são aderentes às necessidades do cliente.
Com toda essa mudança para o S/4HANA, as soluções, entregas e projetos serão mais curtos com mais entregas.
Se você, consultor SAP quiser saber mais sobre o Design Thinking, conhecer o Build e entender como construir protótipos, poderá realizar o curso gratuito na OpenSAP o nome do curso que fiz lá e trata sobre o tema é: Design Your First App with Build*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.