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quinta-feira, 17 de julho de 2014

DETERMINAÇÃO DE PREÇO

1.       O sistema determina o esquema de cálculo de acordo com as informações definidas no tipo de documento de vendas e no registro mestre de cliente;
2.       O esquema de cálculo de preços define os tipos de condição válidos e a seqüência em que aparecem na ordem do cliente. No exemplo, a partir do primeiro tipo de condição (PR00) no esquema de cálculo, o sistema começa a pesquisa por um registro de condição válido;
3.       Cada tipo de condição do esquema de cálculo pode ter uma seqüência de acesso atribuída a ele. Nesse caso, o sistema utiliza a seqüência de acesso PR00. O sistema verifica os acessos até encontrar um registro de condição válido. (Embora isso não possa ser visto no diagrama, cada acesso define uma tabela de condições específica. A tabela fornece a chave com que o sistema pesquisa os registros).
4.       No exemplo, o primeiro acesso (a pesquisa de um preço de material específico de cliente) não é bem-sucedido. O sistema passa para o acesso seguinte e encontra um registro válido.
5.       O sistema determina o preço de acordo com as informações gravadas no registro de condição. Se existir uma escala de preços, o sistema calcula o preço adequado. No exemplo, o item de ordem do cliente pede 120 unidades do material. Ao utilizar o preço de escala que se aplica a quantidades de 100 unidades ou mais, o sistema determina um preço de US$ 99 por unidade.

TIPOS DE CONDIÇÕES
São representações de determinados cálculos ou determinações de acordo com necessidades do usuário. É possível definir um tipo de condição específico para cada tipo de preço, dedução ou sobretaxa ocorrido nas transações comerciais. Pode-se, também, definir que determinadas condições sejam determinadas automaticamente e que outras sejam fornecidas manualmente ou, ainda, definir que as mesmas serão calculadas a partir de fórmulas próprias.
Exemplo 
O usuário deseja que o sistema calcule um percentual de dedução com base nas quantidades solicitadas pelo cliente  (por exemplo, uma dedução de 1% a partir de 100 unidades de venda). Também é possível determinar que o sistema calcule a dedução com base no peso total (bruto) da mercadoria sendo adquirida (por exemplo: uma dedução de US$ 0,20 por kg, a partir de cada 100 quilos adquiridos). Para se utilizar as duas possibilidades, é preciso definir dois tipos diferentes de condição 
TABELAS DE CONDIÇÕES
Definem a combinação de campos (as chaves) que identificam um registro de condição individual. Um registro de condição consiste na maneira como o sistema grava os dados de condição específicos entrados no sistema como registros de condição. Uma tabela é criada a partir de uma lista de campos (catálogo) que é parametrizável, ou seja, pode-se inserir nas estruturas do catálogo de campos quaisquer campos que sejam necessários para a determinação de preços. Note que nem todos os campos que podem ser selecionados conterão valores no momento da determinação de preço. Veremos como "driblar" este problema em tópicos posteriores.
Exemplo Cada área de vendas da empresa deseja ter uma lista de preços contendo os preços de todos os seus produtos, agrupados de maneira diferenciada.

SEQUENCIAS DE ACESSOS
É uma estratégia de pesquisa que o sistema utiliza para encontrar dados válidos para um determinado tipo de condição. Ela determina a seqüência em que o sistema pesquisa os dados. A seqüência de acesso é composta de um ou mais acessos. A seqüência dos acessos estabelece quais registros de condição têm prioridade sobre os outros. Os acessos indicam ao sistema onde procurar em primeiro lugar, em segundo e assim por diante, até encontrar um registro de condição válido. Pode-se orientar o sistema para que, quando se achar um registro de condição em uma tabela, que se interrompa a procura nas demais tabelas (exclusiva) ou exigir do mesmo que a pesquisa seja feita em todas. O usuário deve indicar uma seqüência de acesso para cada tipo de condição para o qual deseja criar registros de condição.
Exemplo Um departamento de vendas pode oferecer aos clientes diversos tipos de preços. O departamento pode criar, por exemplo, os seguintes registros de condição:
  • Um preço básico para um material
  • Um preço especial específico de cliente para o mesmo material
  • Uma lista de preços para clientes importantes
  • Durante o processamento da ordem o departamento deseja que seja pesquisado cada um dos possíveis preços para o cliente, mas prevalecendo o preço acordado com o mesmo.

EXCLUSÃO DE CONDIÇÃO
Na determinação de preço para documentos de venda e faturamento, é possível aplicar mais de um registro de condição a determinado item. É possível utilizar o processo de exclusão de condições para comparar as condições possíveis e determinar, por exemplo, o melhor preço para um cliente ou, ainda, na eventualidade de se existirem duas condições pré-determinadas ao mesmo tempo, que se mantenha apenas uma delas.

CRIANDO OS TIPOS DE CONDIÇÕES
A parametrização das características do Tipo de condição está dividida em grupos de campos que são os seguintes :
Dados de Controle 1: Determina que tipo de condição está sendo criada e algumas regras de processamento;
Condição de Grupo: Indica se o sistema deve tratar a condição individualmente ou como parte de um grupo;
Possibilidades de Modificação: Indica como a condição poderá ser alterada;
Dados Mestre: Configura-se como os dados serão propostos, gerados e controlados;
Escalas: Determina os controles de escala da condição;
Dados de Controle 2: Determinar outras regras complementares de processamento da condição;
Determinação de Texto: Indica atribuições de determinação de texto para a condição.


DELIMITANDO VALORES PARA OS TIPOS DE CONDIÇÕES:
O intuito da delimitação de valores para tipos de condição é impedir que valores acima ou abaixo do esperado para uma condição sejam calculados ou lançados manualmente. Isto é particularmente útil para prevenir erros de cálculo em condições que são calculadas ou entradas manualmente. Para se criar valores de delimitação, basta acessar a rotina em questão e se cadastrar os valores para o tipo de condição que se deseja delimitar.

OTIMIZANDO SEQUENCIA DE ACESSOS:
Pode-se otimizar o acesso às tabelas da sequência determinando-se que o R/3 utilize como primeiro acesso os campos disponíveis no cabeçalho do documento. Isto melhora significativamente a performance de procura, pois o R/3 irá efetuar a busca de dados das sequências primeiramente com os dados de cabeçalho e, para aquelas tabelas onde ele encontrar dados, não será efetuada a pesquisa por item. Logicamente, as tabelas deverão ter campos que estejam no cabeçalho do documento, caso contrário a operação é inviável. É justificável efetuar esta parametrização quando se utiliza muitos itens no documento de vendas, pois a operação de busca da sequência de acesso é efetuada para cada um deles. Para tanto basta acessar a rotina em questão e indicar para qual sequência e qual tabela da sequência deve-se procurar os dados com otimização.

FÓRMULA DE CÁLCULO NA PRICING
Determina uma rotina interna do R/3 (ou uma rotina desenvolvida pelo cliente) que efetua o cálculo do valor da condição. Pode-se utilizar aqui as variáveis que se definiu anteriormente na coluna de sub-totais, bem como acessar outras bases de dados, ou ainda, acessar os dados de outras condições do esquema sendo processado.

DICAS:
  • Na memória, os dados de pricing estão armazenados nas tabelas internas XKOMV, KOMP e KOMK;
  • As fórmulas de cálculo não devem utilizar o comando LOOP a menos que se guarde a posição atual da linha do pricing, caso contrário, todas as condições abaixo da linha em questão serão desconsideradas e substituídas pela linha atual;
  • Internamente o SAP guarda os valores multiplcados por 1000, 10000 e 100000. Depende da variável;
  • Após se efetivar o cálculo, deve-se atribuir o resultado à variável XKWERT, que é a variável de valor da condição. Esta variável é automaticamente transferida para a linha de valor do esquema.
SUBTOTAL - CONDIÇÃO:
Controla se os valores de condição ou os subtotais devem ser gravados temporariamente e em que campos (na memória ou na base de dados) os mesmos serão gravados. Se o mesmo campo for indicado para gravar diferentes valores de condição, o R/3 somará todos os valores. Estes valores de condição ou subtotais servem, por exemplo, como referência para outros cálculos. Dica: Para que exista análise de crédito, deve-se atribuir uma condição ao sub-total "A".

FÓRMULA DE BASE:

Determina uma rotina interna do R/3 (ou uma rotina desenvolvida pelo cliente) que determina o valor base da condição ou linha sendo processada. Pode-se utilizar aqui as variáveis que se definiu anteriormente na coluna de sub-totais, bem como acessar outras bases de dados, ou ainda, acessar os dados de outras condições do esquema sendo processado. Quando se define níveis inicial e final, os valores somados das linhas referenciadas são armazenados aqui. Este valor será utilizado para o cálculo da linha.
Dica: Após se efetivar a determinação da base, deve-se atribuir o resultado à variável XKBETR, que é a variável de valor de base da condição. Esta variável é automaticamente transferida para a linha de base do esquema. 

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