Qualquer coisa criada ou desenvolvida no mercado, sejam produtos ou serviços, tem como objetivo principal atender alguma necessidade humana. Seja para resolver um problema ou criar novas oportunidades, o foco está sempre nas pessoas. Por esse motivo as métricas humanas são tão importantes na concepção de qualquer inovação.
As métricas humanas são formas de medir e categorizar diferentes traços humanos, com o objetivo de compreender as diversas necessidades dos diferentes tipos de pessoas. A coleta dessas métricas e sua análise resultam em dados decisivos que podem definir o sucesso ou o fracasso de um produto, por exemplo.
Gestores podem considerar fatores humanos para garantir o melhor aproveitamento de suas reuniões, por exemplo. Selecionar um ambiente com temperatura agradável e bem iluminado para uma reunião matinal ajuda a realinhar os ritmos circadianos das pessoas, o que pode definir a produtividade do encontro.
Usando métricas humanas também é possível visualizar melhor a utilização de espaços. Criar uma área de múltiplos usos torna o local mais atraente para tipos diferentes de pessoas. Um exemplo é instalar uma cafeteria em uma livraria para que os leitores não precisem sair para comprar seu café.
Na área da saúde, as métricas humanas são essenciais para garantir a melhoria no atendimento aos pacientes. Com elas é possível desenvolver estratégias para a aplicação de novas mídias e da tecnologia na promoção do bem-estar físico e mental.
Um estudo recente do MIT Mobile Experience Lab demonstra como a tecnologia está se conectando as necessidades das pessoas por meio das métricas humanas. As pesquisas procuram compreender como os seres humanos querem trabalhar, interagir, relaxar, viver, e como a tecnologia pode ajudar nisso. O grupo de estudo realizou uma pesquisa no Massachusetts General Hospital, em Boston, para descobrir como informação, comunicação, entretenimento e qualidade ambiental afetam a experiência de reabilitação de um paciente. Trabalhando com pacientes selecionados, médicos e familiares ou amigos próximos, o grupo identificou um roadmap de produtos e serviços para melhorar a comunicação entre hospitais, pacientes e médicos.
Para desenvolver qualquer nova ideia de produto ou serviço é preciso considerar as métricas humanas para obter um resultado realmente útil para as pessoas. Fonte: SAP News - O que são métricas humanas e qual sua importância?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.