A SAP anunciou importantes avanços na solução SAP Business Suite 4 SAP HANA ( SAP S/4HANA ), tanto para a versão instalada nos servidores dos clientes (on-premise) como para a versão baseada na Cloud.
Como evolução da sua oferta de aplicações de gestão empresarial, que visam ajudar os clientes na evolução e transformação digital dos seus negócios, a SAP acaba de apresentar uma nova onda de inovação e simplificação na sua solução SAP S/4HANA, que vem cobrir os processos críticos de gestão do negócio de todas as áreas funcionais das organizações, nomeadamente na área financeira, vendas, serviços, marketing, comércio eletrónico, compras, produção, logística e recursos humanos. As empresas podem agora conduzir a digitalização das suas operações, end-to-end, de forma transversal a todas as áreas funcionais da empresa, através da solução SAP S/4HANA Enterprise Management.
As soluções SAP S/4HANA para as linhas de negócio combinam as capacidades digitais da solução SAP S/4HANA Enterprise Management com as soluções do portefólio SAP on-premise e na cloud. Como soluções por linha de negócio, destaque-se a solução SAP Cash Management para a área financeira; as soluções SAP SuccessFactors de gestão de recursos humanos; a rede de negócio Ariba para aprovisionamento e as soluções SAP Hybris para marketing e comércio eletrónico.
“Trabalhámos com os nossos clientes, que atualmente se afirmam na economia digital, para identificar onde é que a digitalização, já generalizada, pode facultar maior valor”, refere Rui Gaspar, Diretor de Base de Dados, Tecnologia e Analytics da SAP Portugal. “A SAP reinventou o núcleo que serve de base à solução SAP S/4 HANA, tornando-a no primeiro sistema de base digital, concebido de forma nativa, para a economia digital. Com esta oferta, as empresas podem impulsionar o valor dos negócios com soluções inovadoras – em áreas financeiras e operacionais – retirando grandes vantagens de modelos de dados simplificados e de uma experiência de utilizador interativa e eficaz.”
SAP S/4HANA, O PRIMEIRO SISTEMA DE BASE DIGITAL PARA A ECONOMIA DIGITAL
A solução SAP S/4HANA representa o sistema de base digital do século XXI. Construída sobre a avançada plataforma SAP HANA e desenhada com a moderna experiência de utilização do SAP Fiori®, esta nova suite ajuda a levar, em tempo real, a informação do negócio às várias indústrias, áreas e funções. As empresas podem ir além das transações tradicionais e implementarem processos digitais completos, baseados numa única fonte de informação, desde o planeamento, execução e previsão, até à simulação e análise em tempo real, com um só sistema. Este núcleo digital é um elemento essencial da oferta da SAP para os negócios digitais dos clientes, ao representar a solução central que serve de pivot a todas as vertentes da cadeia de valor em tempo real: o envolvimento da força de trabalho, os ativos e a Internet das Coisas, a colaboração de fornecedores e redes de negócio e, por último, a interação com o cliente e experiência multicanal.
A evolução tem sido recorde desde o lançamento do SAP S/4HANA em Fevereiro de 2015. A solução SAP S/4HANA já se tornou no produto da SAP de mais rápido crescimento, com mais de 1300 clientes, a nível mundial, em apenas oito meses.
As simplificações-chave e inovações, agora apresentadas, incluem:
- Otimização dos fluxos de caixa com novos cockpits de pagamentos e recebimentos;
- Redução dos buffers de stock necessários através de um modelo de dados simplificado para gestão de inventário em tempo real e processamento de grandes volumes de dados;
- Maior visibilidade com conhecimento em tempo real sobre os stocks e fluxos de mercadorias;
- Redução do ciclo de produção com otimização dos movimentos de mercadorias e do MRP;
- Aumento da capacidade de reação com monitorização em tempo real das ordens de produção em termos de fluxo e de problemas críticos;
- Melhoria das decisões operacionais, graças à maior facilidade de simulação das alternativas de aprovisionamento;
- Menores custos nos processos de compras, com integração standard com a Ariba Network;
- Melhoria do serviço ao cliente, com um novo cockpit de satisfação de encomendas para ajudar a identificar constrangimentos e problemas de modo instantâneo
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