Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2016

MICROSOFT QUER QUE TODOS TENHAM SEUS PRÓPRIOS ROBÔS

RIO — Em sua conferência anual para desenvolvedores, a Microsoft anunciou na terça-feira uma nova ferramenta que permite a qualquer pessoa ter um robô para chamar de seu. Não se trata de um humanoide ou uma máquina mecânica que se movimente, mas um “bot”, sistema inteligente capaz de reconhecer conversas de forma natural e responder autonomamente.

— Os bots são os novos apps — disse Satya Nadella, diretor executivo da companhia. — Como indústria, nós estamos prestes a cruzar uma nova fronteira que une o poder de processamento de linguagem humana natural e máquinas inteligentes avançadas.


Os usos são incontáveis, sobretudo para empresas. Como demonstração, um funcionário da Microsoft pediu uma pizza para um robô criado para o atendimento da Domino’s. Usando a linguagem cotidiana, ele foi capaz de interagir com sucesso com o bot. O sistema é compartível com serviços de troca de mensagens Skype, Slack, Telegram, GroupMe, além de e-mails e SMS.

Na página para desenvolvedores, Bot Framework, a companhia demonstra alguns bots já criados. Por exemplo, o Bing News Bot apresenta notícias sobre qualquer assunto, quase como um sistema de buscas, mas diretamente pelo Skype ou Telegram. Já o CaptionBot tenta descrever o conteúdo de imagens.

A tecnologia ainda é incipiente, mas quanto mais for usada, mais poderosa ela ficará. Os bots aprendem pelas conversas com os humanos. Exemplo disso é a Tay, robô lançado na semana passada para simular uma adolescente no Twitter. Pelas interações com internautas, ela não demorou um dia para aprender comentários racistas e sexistas e saudar os feitos de Hitler. Mas sobre o futuro, Nadella é otimista.

— Não será sobre o homem contra a máquina, será o homem com máquinas — comentou o CEO da Microsoft sobre os temores de uma apocalipse robótico.

Segundo Nadella, assistentes com inteligência artificial, como a Cortana, já são exemplos positivos da coexistência entre homens e robôs. A ferramenta é capaz de realizar uma série de tarefas de forma autônoma para facilitar a vida das pessoas, como bloquear um horário no calendário, fazer reservas em restaurantes e hotéis, lembrar de mandar mensagens para amigos ou apenas contar piadas.

— Nós queremos construir a tecnologia para pegar o melhor da Humanidade, não o pior — disse Nadella, arrancando risos da plateia pela referência ao experimento da Tay.

Fonte Complementar: CaptionBot
Fonte Complementar: Microsoft Bot Framework 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.