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quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DO MIX DE MARKETING NA FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES COM AS EMPRESAS

O grau de satisfação dos clientes está diretamente relacionado às expectativas com relação ao dia a dia e as suas necessidades. Há, portanto, um confronto que cabe a empresa gerenciar essa relação e torná-la favorável ou melhorá-la

Com o crescimento exacerbado da economia, as empresas vem aumentando sua visão global quanto as necessidades e desejos do seu produto principal, que são seus clientes. Várias exigências criam novos estilos de empresas, mais prestativas e preocupadas em manter-se no mercado.

Diante o atual cenário da globalização, com constantes modificações e da competição entre mercados, as organizações sentem-se impulsionadas a conseguir estratégias que possam contribuir para a adaptação a nova ordem econômica mundial. Para conseguir e manter seu espaço, a empresa deve buscar um padrão de excelência nos seus produtos ou serviços prestados, levando em consideração que os clientes tornam-se cada vez mais exigentes.

Esta nova visão remete a preocupação no sentido satisfazer o cliente. Para Kotler e Armstrong (2008), “a chave para atingir os objetivos da organização consiste em determinar as necessidades e os desejos dos consumidores alvo e satisfazê-los mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes.”

O grau de satisfação dos clientes está diretamente relacionado às expectativas com relação ao dia a dia e as suas necessidades. Há, portanto, um confronto que cabe a empresa gerenciar essa relação e torná-la favorável ou melhorá-la. Nesse quesito, cabe ao consumidor determinar até que ponto um produto ou serviço atende suas necessidades e satisfaz suas expectativas; e a área que responde a todos esses questionamento é o Marketing.

De tal modo, o “Marketing é a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição”. (LIMEIRA, 2006). Convém ressaltar que essas variáveis controláveis são também conhecidas, como: mix demarketing, composto de marketing ou 4Ps, e que essas ferramentas estão sob o controle dos profissionais de marketing e faz-se necessário que sejam adaptadas a real necessidade dos clientes.

Diante de tudo que foi exposto, questiona-se: até que ponto as empresas vem gerando satisfação para os clientes através do mix de marketing? Importante lembrar que são as empresas que se adaptam aos clientes e não os clientes as empresas.

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