Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2018

COMO POSSO RECUPERAR NOTAS FISCAIS PERDIDAS?

Como já foi visto em posts anteriores, armazenar notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas é obrigação do contribuinte. E portanto, a lei exige que as notas sejam armazenadas por pelo menos cinco anos, por isso é recomendado fazer periodicamente o backup de suas notas. Mas o que fazer se elas foram perdidas?

Veja como é simples recuperar nota fiscais de forma manual:
Para isso vamos usar o Porta da NFe. A Sefaz possui um serviço para consulta da nota fiscal eletrônica, e além da consulta essa funcionalidade permite que você baixe nota por nota manualmente.

No entanto para esse processo é necessário ter a Chave de Acesso da NFe, confira:

Passo a passo:
  • Tenha o DANFE em mãos e acesse o site da Nota Fiscal Eletrônica.
  • Digite a chave de acesso no campo informado. É necessário informar o número de 44 dígitos presente no DANFE.
  • Digite o código de acesso da imagem do site.
  • Faça o download do XML.
Observação: para realizar a consulta corretamente é necessário ter o certificado digital habilitado e permitir a gravação de cookies no navegador.

Não tenho a chave de acesso, e agora?
Não é possível baixar documentos perdidos sem a chave de acesso. Afinal, a chave de acesso é o identificador da nota fiscal e sem ela não é possível saber qual documento foi emitido.

Porém, existe uma alternativa é tentar encontrar suas notas através do WebService de Distribuição, um serviço na Sefaz que busca todos os documentos dos últimos 3 meses sem a necessidade da chave de acesso. Mas, para realizar a busca é necessário ter em mãos o CNPJ e o certificado digital da empresa. Mas, ele tem suas limitações:
  • É um serviço voltado para o destinatário. O seu propósito é descobrir notas emitidas contra a empresa. Logo, não é útil para documentos perdidos pelo emitente.
  • Não é possível encontrar documentos mais antigos que 3 meses. Ou seja, ele não serve para documentos perdidos há muito tempo.
  • Apenas alguns documentos podem ser baixados. A Sefaz não entrega todos os documentos dos contribuintes presentes na NFe.
  • Para o destinatário é necessário realizar a manifestação para baixar o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.